quinta-feira, dezembro 08, 2005

Estatisticamente Falando...

Nessa árvore imensa que é a matemática, há um ramo que está sempre na berra. Estou-me a referir à Estatística. Aquela coisa que diz que 1 em cada 10 portugueses isto, e 5 em cada 20 aquilo. Aquela mesma ciência que diz que Cavaco vai ser Presidente da República.
Lá por não errar nesta última, não significa que seja uma ciência exacta: a nossa torrada quando cai é sempre com a parte da manteiga para baixo, embora haja 50% de hipóteses de isso acontecer. Sempre que chegamos tarde ao trabalho o patrão já lá está, mas quando queremos impressionar a chegar mais cedo, ele ainda não chegou...
E maior prova da falta de exatidão é, sem sobra de dúvida, o treinador do FCP, sim, aquele senhor com nome de esfíncter. Ora, segundo eu li numa entrevista, ele disse que em 10 jogos contra o Artmedia, o Porto ganharia 9. Muito bem, discurso optimista com 90% de hipóteses de victória. No entanto foi-se a ver e a realidade é bem mais madrasta: em 2 jogos não ganhou nenhum. Ou muito me engano ou ficamos pelos 0%...
Claro que agora tinha pano para mangas. Poderia dissertar sobre a Lei de Muprhy e a sua aplicação à Estatística, mas não vou fazer isso. Por mim até podem meter a matemática pelo Adriaanse acima. Tanto se me dá...

1 Comments:

At dezembro 09, 2005 9:23 da manhã, Blogger Inês Sousa Almeida said...

Matemática nunca foi o meu forte, mas como vou para Humanidades, vou ter de ter a Matemática aplicada às Humanidades ou seja, estatística!

 

Enviar um comentário

<< Home



Open Arms
By Journey
BestAudioCodes.com