sábado, setembro 03, 2005

Katrina & the Waves, ou a América que não se vê nos filmes

Não é um cenário em Holywood ou uns quaisquer efeitos especiais da Industrial Light & Magic, mas sim, e seguramente, uma das maiores catástrofes naturais de que há memória, mesmo contando com o recente tsunami.
A passagem do Katrina (que, como qualquer mulher zangada, chega de repente e nos deixa sem nada) pôs a nú não só as fragilidades da humanidade em relação à Natureza, mas também uma América que não se vê nos filmes, uma parte da América que, também pelas suas raízes é uma América pobre, uma América racialmente dividida.
Onde está a América que nos habituámos a ver tão organizada? A mesma América que sobrevive a invasões alienígenas e a degelos Árticos? Onde estão aquelas salas imaculadas, com gente impecavelmente fardada e organizada que, com a ajuda de meia dúzia de trabalhadores de uma qualquer plataforma petrolífera no Golfo do México, salvaram a humanidade de um cometa em direcção à Terra?
Pois, a realidade sempre foi outra, a verdade sempre foi madrasta e cruel. Et Pluribus Unum, o lema nacional desde a sua fundação em 1776 será certamente a mais apropriada das frases nesta altura. Uma altura de reconstrução, uma altura em que se que se tem de fazer De muitos, um.

4 Comments:

At setembro 03, 2005 7:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

és um palhaço seu anti-americano, basico. és mesmo , direi na giria costumeira, um ganda xunga.

 
At setembro 07, 2005 12:39 da tarde, Blogger Ubik said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At setembro 07, 2005 12:39 da tarde, Blogger Ubik said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At setembro 07, 2005 12:39 da tarde, Blogger Ubik said...

Et Pluribus Unum é um slogan e não um lema, porque os lemas, praticam-se e já os slogans apenas se publicitam. Foi isso que vimos.
Outra coisa que vimos foi que só apareciam pretos nas imagens, e o que me pergunto é se New Orleans é uma espécie de geto ou se no país da igualdade de oportunidades se verifica que os brancos não estavam lá por serem os mais abastados e terem dado á sola a tempo e horas.
Coincidência? Os mais necessitados são todos pretos? Só pode ser....
Seja como for, o assunto é sério e já que me deste esta oprtunidade queria daqui manifestar o meu pesar pelo sucedido.

 

Enviar um comentário

<< Home



Open Arms
By Journey
BestAudioCodes.com