quarta-feira, setembro 27, 2006

Grandes monas!

Corria o longínquo ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1503, Anno Domini , e mestre Leonardo acordou de manhã de pinceleira firme e hirta para mais uma das suas magnifícas pinceladas matinais (pinceladas essas muito apreciadas em Florença, terra onde se instalou).
Ora quis então o destino que um tal de Francesco del Giocondo, Chiquinho da Batota para os amigos, encomendasse ao Leonardo umas pinceladas da filha. Encomenda essa que nunca chegou a entregar mas que acabou 3 anos depois...
De todo o universo de Leonardo da Vinci, o quadro da Mona Lisa, ou Gioconda, em alusão ao mandante da obra, é, sem dúvida o mais famoso e aquele que mais teorias gera, sendo a mais famosa delas aquela que afirma que o quadro não é mais que um auto-retrato do autor mostrando o seu lado feminino. O lado mais abichanado, se é que me estão a entender...
Depois de tudo o que já se falou sobre a Mona Lisa, e mesmo sobre Leonardo (ultimamente com o livro d'O Código daVinci), li hoje uma notícia fantástica... Uns investigadores canadianos daqueles que não sabem que mais hão-de investigar, depois de analisar a pintura com lasers e scanners de infra-vermelhos, uma coisa cara e tecnicamente avançada para dar ideia de seriedade (como convém), chegaram à brilhante conclusão que a senhora sorria... porque estava grávida! Exactamente isso, porque estava de esperanças. Ora, pobre e modesto como sou, que não tenho dinheiro para lasers, e infra-vermelhos, só mesmo os dos comandos da televisão, e que, inclusivé nunca fui muito bom a matemática, pergunto: Se a gravidez são 9 meses e o quadro foi feito em 36 como é que Leonardo pintou o quadro? Seria essa a razão por ter demorado tanto tempo? Cada vez que a senhora chegava ao atelier, lá tinha Leonardo que usar a borracha antes da pincelada...
Antes de ir gostava de partilhar convosco uma novidade: O meu pai tem a mona lisa. Caiu-lhe ontem o último cabelo... Adeus e boa tarde.

8 Comments:

At setembro 27, 2006 10:39 da tarde, Blogger Anabela said...

epah, nem sei o que te diga... parece que "CódigodaVinci" é mesmo contigo!

 
At setembro 29, 2006 1:50 da manhã, Blogger Humor Negro said...

oh oh... as razões afinal são inspiradoras ;-)

 
At setembro 29, 2006 10:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Até que enfim um post seu, que já à tanto tempo aguardava... Ao contrário do Leonardo, as suas pinceladas estão a escassar meu caro, mas no entanto, não perderam qualidade, a meu ver ! ... mas adiante!
Expliquem-me o interesse de saber se a dita senhora estava grávida!... pode até ter algum interesse, mas como se vê isso com infravermelhos e lasers?! ainda gostaria que me explicassem como chegaram a essa conclusão...
Mistério...
Beijo.

 
At setembro 30, 2006 1:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Xiii, grande teoria essa e realmente como é que ele a conseguiu pintar? Com tantas mudanças de humor que uma mulher passa quando está grávida duvido que ele realmente conseguisse colocar o tal sorriso enigmático...

beijinhos ***

 
At outubro 01, 2006 12:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vamos lá pensar um bocadinho... uma gravidez demora 9 meses, mas para se engravidar, tem que se 'treinar' um pouco... Depois, como qualquer grande obra, tem que ter uma preparação, provavelmente a preparação deste quadro, foi engravidar a dita senhora, esperar que chegasse o solestício de inverno, que os planetas estariam alinhados, etc etc etc....
BJ

FM

 
At outubro 01, 2006 5:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

diz o adágio popular canadiano
"mona lisa barriga curva"

o sorriso enigmático não será resultante da senhora estar em plena "tentativa" de engravidar ?

 
At outubro 03, 2006 12:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu acho que ela devia estar grávida...apenas as mulheres grávidas conseguem um sorriso daqueles!!! Tenho dito...

beijos (recatados) caro Fernando

 
At outubro 20, 2006 1:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

e é assim q podemos chegat à conclusão de que o leonardo daVinci pode ter sido, realmente, um génio demasiado avançado para a sua época! ora se o quadro era o seu "eu" feminino e se esse "eu" estava grávido, podemos concluir que, assim, leonardo não só foi o primeiro caso de inseminação artificial, mas foi ainda mais longe, sendo que o fez num homem!! e pronto, agora que dei a minha opinião, vou correr um pouco (uffff ha muuita cafeina num Redbull). beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home



Open Arms
By Journey
BestAudioCodes.com