terça-feira, outubro 10, 2006

Para pensar

Hoje ao passar os olhos pelas notícias online, li uma que me chamou à atenção: Uma mãe no Brasil abandonou o bébe recém nascido, enterrando-o num buraco. Depois de desenterrado, as autoridades descobriram que ainda estava vivo, quando, ao retirarem os restos de terra da boca, a criança começou a chorar. Tinham passado 24 horas, e um "milagre" tinha acontecido.
Na outra ponta de um milagre, está uma mãe. Por todas as razões e mais algumas que possam arranjar, não tem perdão a partir da altura que decide ter um filho. Teria hipótese de optar por não o ter? Poder-se-ia ter evitado um crime? Em vésperas de mais um referendo para a Despenalização do Aborto, vale a pena pensar nisto.

7 Comments:

At outubro 11, 2006 4:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Acho que realmente dá que pensar.
Não tem lógica penalizarem o aborto defendendo-o como um crime feito a ser humano; porém repreendem igualmente as crianças que são maltratadas e abandonadas.
Penso que o aborto deveria ser legalizado, claro que não concordo com a vulgarização de tal acto, de certo que haverão mulheres que, depois de aprovado, o farão como método contraceptivo. Penso que se adoptasse uma política tal como a utilizada nos USA qd se prentende comprar uma arma, tipo, tempo de espera; isto é, haver um acompanhamento psicológico e também social com as mulheres que prentendem faze-lo. Acho que muitas mulheres desistiriam de o fazer, porque encontrariam outras opções.
Quanto ao dito milagre, milagrosamente eu enterrava a mãe viva, mas esqueceria-me de a desenterrar.
BJ

FM

 
At outubro 11, 2006 7:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não é um tema fácil e nunca será, sem dúvida!
Como Mulher, defendo sobretudo os direitos das mesmas. Se conseguimos tanta coisas deveriamos conseguir impor a nossa liberdade de pensar, agir como mulher,como futuras mães...ou nao!
Defendo a despenalização do aborto,o que acho completamente inconcebível ainda termos que recorrer a clinicas ou a mulheres que praticam este acto às vezes sem qualquer tipo de conhecimentos médicos pondo em risco a vida de uma Mulher!É ainda haver situações deste género que acabaste de descrever. Isso sim,é imoral, deixar uma criança nascer e abandona-la ou deixa-la morrer!
Só que é mais fácil fazer de conta que nada disto acontece e defender que um feto já é um ser humano.Será mais bonito o abandono? haver crianças sem família, entregues a orfanatos que não lhes dão Amor, e às vezes sabe-se lá o que mais??
Enquanto vivermos com esta mentalidade, crianças abandonadas, maltratadas,até mortas ou abandonadas em caixotes do lixo, como se ouve tanta vez, nunca vão deixar de existir.
Infeliz de quem pensa o contrário...

Beijo

 
At outubro 12, 2006 12:51 da manhã, Blogger Anabela said...

Por mim, enquanto mulher, gosto de pensar que tenho TODAS as hipóteses em aberto, neste caso, LIBERDADE para escolher, se quero ou não quero prosseguir com uma gravidez.

Porém, esta questão do referendo ao aborto, apenas esconde outras realidades sociais deste país (mau funcionamento do processo de adopção; má vigilância quanto aos direitos da criança; incompetência na garantia do bem-estar das crianças em risco; falta de informação sexual...).

Dir-me-ão alguns: "Cada macaco no seu galho, uma coisa nada tem que ver com as outras"

Será...?

A despenalização a longo prazo também encoraja a desresponsabilização dos actos que cada indivíduo comete, dentro das suas relações. Porque afinal de contas, arrancar um bocado de carne das entranhas, não é exactamente o mesmo que arrancar um dente, com anestesia... digo eu.

 
At outubro 14, 2006 7:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Foi no Brasil...mas se fosse em Portugal poderia ter acontecido o mesmo.
Não sabendo os meandros da história, mas pressupondo que falamos de alguém socialmente e financeiramente desfavorecido pergunto eu será que a mãe deve ser penalizada? Sim!!!

Mas será que essa mãe pode optar ser ou não ser mãe ? Duvido.

Uma questão muito complicado, mesmo para mim que sou mulher, quando olho por todos os prismas...

beijos

 
At outubro 15, 2006 12:33 da manhã, Blogger Alien David Sousa said...

Fernando, quando nos aproxima-mos dos referendos estas histórias são abafadas, são camufladas, o facto é que fazem parte do nosso dia-à_dia...é triste

 
At outubro 18, 2006 4:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É preciso pensar bem neste assunto, de uma maneira séria, sobretudo, quem é contra a despenalização do aborto...
Obrigada pela chamada de atenção...nunca é demais.
RB

P.S. Espero que não te importes, mas tenho no meu blog um link para o teu, porque vale a pena vir aqui

 
At outubro 19, 2006 11:42 da manhã, Blogger Ubik said...

Este comentário nada tem a ver com o "post" ( ou se preferes em português, "o poste" ) é só para te sugerir que aproveites iluminação do poste para ver as horas. É que, a mim parece-me que o teu relógio ( ou será o meu?! ) não está certo com o fuso em que estás.

 

Enviar um comentário

<< Home



Open Arms
By Journey
BestAudioCodes.com